Waldir Calmon

Vídeos

Você pode assistir aos vídeos no player abaixo. Clicando no canto inferior direito do player, a imagem ficará do tamanho da tela.




No filme Hoje, o Galo Sou Eu!

Waldir Calmon e seu conjunto no filme nacional "Hoje, o Galo Sou Eu" Waldir Calmon e a cantora Neusa Maria no filme nacional "Hoje, o Galo Sou Eu" Waldir Calmon no filme nacional "Hoje, o Galo Sou Eu"

Assista à participação de Waldir Calmon no filme nacional
Hoje, o Galo Sou Eu (1958). Nesta chanchada, ele e seu conjunto tocam as músicas Concerto n°1 (Tchaikovsky), Polonaise (Chopin), Samba no Arpége (Waldir Calmon e Luís Bandeira) e, acompanhando a cantora Neusa Maria, Nova Ilusão (José Menezes e Luís Bittencourt). Hoje, o Galo Sou Eu foi dirigido por Aloísio T. de Carvalho e seu elenco contava com Ronaldo Lupo, Liana Duval, Renata Fronzi, Pituca, Henriqueta Brieba, Procopinho e Luís Gonzaga, entre outros.
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Na TV Tupi

Waldir Calmon e seu conjunto na TV Tupi Waldir Calmon tocando piano e solovox Waldir Calmon na TV Tupi

Assista também a uma apresentação, ao vivo, de Waldir Calmon no Programa Os Melhores da Semana, apresentado por Lourdes Mayer e Carlos Frias e patrocinado pela Mullard Rádio e TV e pela Casa Neno S/A, na TV Tupi dos anos 50. O filme original é mudo e, por essa razão, foi sonorizado com a gravação, de 1957, da música Samba no Arpége. Você pode ver o solovox, nitidamente, acoplado ao teclado do piano. Abaixo, a foto do troféu que Waldir está recebendo no vídeo.
Os músicos que aparecem no vídeo, tocando com Waldir, são:

cantora: Carla Barone
cantor: Fernando Barreto
guitarra: Paulo Nunes
baixo: Gagliardi
bateria: Rubens Ohana
ritmistas: Rubens Bassini e Humberto Garin

Trofeu
foto: Marcus Calmon

Participação de Sílvia Telles no filme Assassinato em Copacabana

Filme "Assassinato em Copacabana" Filme "Assassinato em Copacabana" Filme "Assassinato em Copacabana" Filme "Assassinato em Copacabana"

O suspense Assassinato em Copacabana (Eurides Ramos, 1962) usou a boate Arpège, do pianista e compositor Waldir Calmon, como cenário para boa parte do filme. O protagonista é o proprietário de uma boate, um "rei da noite". No elenco, Milton Moraes, John Herbert, Norma Blum, Mario Lago, Herval Rossano, Sebastião Vasconcelos e Perry Sales, entre outros.

A cantora Sylvia Telles fez uma participação, cantando Demais (Tom Jobim - Aloísio de Oliveira) e dublando a protagonista Maria Petar na música Felicidade (Tom Jobim - Vinícius de Moraes).

A boate Arpège ficava na rua Gustavo Sampaio, 840-A, no Leme, RJ - point de algumas das boates mais famosas do Brasil, nos anos 50, como Drink, Sacha's, Fred's e Vogue.

Gravação de Airport Love Theme

Capa do LP Multisons

Waldir Calmon interpreta Airport Love Theme (Paul Francis Webstef - Alfred Newman), gravada no LP Waldir Calmon e seus Multisons (Copacabana Discos, 1970). Após sua morte, em 11 de abril de 1982, o selo Beverly o reeditou Este disco é um pouco diferente dos que Waldir Calmon costumava gravar e as faixas são:

Lado A
1 - Airport Love Theme (Webstef - Newman)
2 - Quantos Anos Tem Você (Jovenil Santos - Francisco Lara)
3 - See (Gildésio Paiva)
4 - Maria Izabel (José Moreno - Luís Moreno)
5 - Afro Son (Waldir Calmon)
6 - Metro Som (Gildésio Paiva)

Lado B
7 - Bi Bip (Orlandivo - Ed Lincoln)
8 - Tema de Marcia (Waldir Calmon)
9 - La Virgem de la Macareña (Monterde - Calero)
10 - Zorra (Waltel Branco)
11 - Ellen Soul (
Waldir Calmon - Gildésio Paiva)

Este disco se tornou famoso internacionalmente após a faixa Airport Love Theme (Paul Francis Webstef - Alfred Newman) ter sido usada como base para um rap de muito sucesso, em 2004, despertando a atenção de DJs do mundo inteiro. A música que sampleou a gravação de Waldir Calmon chama-se Curls e está no álbum de estreia Madvillainy - da dupla Madvillain, formada pelo MC MF Doom e pelo produtor Madlib. Vários críticos consideraram o disco como um dos melhores do gênero. Martin Boev, por exemplo, escreveu em seu blog In Search of Media que Waldir Calmon “com sons de órgão e riffs sutis de guitarra ao fundo, dá uma vibração sinistra que iria caber perfeitamente em um filme de James Bond. Esse sentimento é capturado na faixa Curls, de Madvillain, perfeitamente (...). Um dos claros destaques do maior disco underground de hip-hop da história.”

Outros raps surgiram da mesma gravação de Airport Love Theme, como SlyCriminality, por Kamanchi Sly (2017), e Lirica Sean P, por Saggaz & Yellow (2017). Do mesmo lp, as músicas Afro Son (Waldir Calmon) e Zorra (Waltel Branco) também têm despertado a atenção de rappers de diversas partes do mundo, mostrando a versatilidade e a atemporalidade do trabalho de Waldir Calmon.
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Tema de Marcia (Waldir Calmon)

Vídeo de Tema de Marcia

Esta música, de autoria de Waldir Calmon, também foi gravada no LP Waldir Calmon e seus Multisons (Copacabana Discos, 1970).
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Feita para Dançar (Marcia Calmon - Tranka Oliveira)

Vídeo da música inédita Feita para Dançar, de Marcia Calmon e Tranka Vídeo da música inédita Feita para Dançar, de Marcia Calmon e Tranka Vídeo da música inédita Feita para Dançar, de Marcia Calmon e Tranka

Vídeo da composição inédita de
Marcia Calmon e Tranka Oliveira, Feita para Dançar, homenageando o pianista Waldir Calmon. Disponível, para ouvir e baixar, em todas as plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Itunes etc... Você também pode ler e baixar a letra e a partitura da música.
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Waldir Calmon e sua orquestra: Romance sin Palabras

Romance sin Palabras Romance sin Palabras Romance sin Palabras
Faixa do LP Romance sin Palabras (selo Copacabana, 1965), do pianista e compositor Waldir Calmon: a música Romance sin Palabras, de Chucho Navarro, deu nome ao disco.
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Waldir Calmon e sua orquestra: Cao Cao Mani Picao

Cao Cao Mani Picao Cao Cao Mani Picao Cao Cao Mani Picao
Waldir Calmon e orquestra interpretam Cao Cao Mani Picao, de Carbo Menendez (Copacabana Discos, 1953). Esta gravação foi lançada, originalmente, no lado B de um 78 rpm (Copacabana Discos, 1953) que tinha, no lado A, Mambo en España. Devido ao grande sucesso de ambos os lados do 78 rpm, Waldir Calmon gravou o LP Mambos, incluindo as duas músicas.
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Waldir Calmon e seu conjunto: Espinita

Vídeo do mambo Espinita
Waldir Calmon e seu conjunto interpretam Espinita, de Nico Jimenez, que faz parte do LP Feito para Dançar 7 (Rádio, 1957).
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Waldir Calmon e seu conjunto: Guacyra

Guacyra Guacyra Guacyra Guacyra
Waldir Calmon e seu conjunto interpretam a música Guacyra (Hekel Tavares) que está no LP Feito para Dançar 5 (Rádio, 1956).
- edição de vídeo: Marcia Calmon
- clipes de vídeo retirados da chanchada nacional Hoje, o Galo Sou Eu (Aluísio de Carvalho,1956)

Programa Vitrine Persona

Programa "Vitrine Persona" Programa "Vitrine Persona" Programa "Vitrine Persona" Programa "Vitrine Persona" Programa "Vitrine Persona"

Programa Vitrine Persona totalmente dedicado ao pianista e compositor Waldir Calmon e com participações dos filhos Marcia e Marcus Calmon, da viúva Marta Calmon, do maestro Tranka Oliveira e dos jornalistas e historiadores da música brasileira Rodrigo Faour e Hugo Kochenborger da Rosa. O Vitrine Persona é apresentado por Beth Guiler.
- edição de vídeo: Sérgio Murilo

Instalação da placa em homenagem a Waldir Calmon

Instalação da placa na rua Gustavo Sampaio, no Leme, RJ Instalação da placa na rua Gustavo Sampaio, no Leme, RJ Instalação da placa na rua Gustavo Sampaio, no Leme, RJ

No dia 18 de setembro de 2019, o Instituto FUNJOR e a Prefeitura do Rio, através do IRPH, fizeram a instalação das cinco placas da segunda fase do projeto Patrimônio Cultural Carioca - Circuito Rádio. Uma delas foi dedicada ao pianista, compositor e proprietário da boate Arpège, Waldir Calmon. A placa foi colocada onde funcionou, de 1955 a 1967, a boate: rua Gustavo Sampaio, 840-A, Leme, RJ. Os outros agraciados foram o radialista Manoel Barcellos, a cantora Dalva de Oliveira, o apresentador Paulo Monte e as irmãs Batista. Quero agradecer também à petshop ZeeNow que hoje ocupa o imóvel e permitiu afixar a placa na fachada da loja. No vídeo, eu e meu irmão, Marcus.

Show-baile Centenário de Waldir Calmon (1919-2019)

Show-baile Centenário de Waldir Calmon Show-baile Centenário de Waldir Calmon Show-baile Centenário de Waldir Calmon Show-baile Centenário de Waldir Calmon

Compilação de alguns vídeos do show-baile em homenagem ao centenário do pianista e compositor Waldir Calmon, no Cariocando (Catete, RJ), em agosto de 2019. O baile, no estilo anos dourados, foi animado pelo DJ Marcus Calmon e o show - falando da carreira de Waldir e do Rio de Janeiro e do Brasil nos anos 50 e começo dos 60 - teve a participação de Marcia e Marta Calmon, acompanhadas do maestro Tranka Oliveira.
- edição de vídeo: Marcia Calmon

Evento em homenagem aos 70 anos da coroação de Marlene como Rainda do Rádio e aos centenários de Waldir Calmon, Blecaute e Linda Batista

Evento em homenagem ao centenário no hotel Othon (Copacabana, RJ)

Fernando Reski, ator e apresentador do programa Gente Carioca, fez a cobertura do evento no Hotel Othon, comemorando os 70 anos de coroação de Marlene como rainha do rádio e o centenário de Waldir Calmon, Blecaute e Linda Batista. Entrevistas com Marcia Calmon, Marion Duarte, Luiz Henrique, Ellen de Lima, Luciene Franco, Ciro Gallo, José Ramalho.
 Blecaute Jr, Weber Werneck, Luiz César Mendes e Altair Britto.

Vídeo-divulgação da campanha Placa FUNJOR

Campanha Placa-FUNJOR

Vídeo criado para divulgar a campanha de votos para Waldir Calmon no ano de seu centenário (2019).