Waldir Calmon

Sobre



Cumaná
Marcia Calmon em foto de Humberto Pires e, no player, Cumaná (H. Spina, B. Allen - R. Hillman). Esta gravação está no CD O Lounge Brasileiro de Waldir Calmon, Moacyr Silva e Walter Wanderley (EMI Music, 2003).

"Quero um chá dançante lá no clube com Waldir Calmon..." (Chico Anísio e Nonato Buzar em Rio Antigo)

     
  PROGRAMA DE RÁDIO SOBRE A CARREIRA DE WALDIR CALMON  
  Encerrando as comemorações do centenário do pianista e compositor Waldir Calmon, a webradio Let the Music Radio Brazil e eu vamos homenageá-lo com um programa, falando um pouco de sua carreira e com MUITA música, no dia 28/01/2020, terça-feira, às 22h (reprise em 02/02/2020, domingo, às 14h). Escolhemos esta data porque Waldir Calmon faria 101 anos no próximo 30 de janeiro. Vocês podem acessar a Let the Music Radio Brazil através do app e também através da Simple Radio, em www.streema.com .  
     

Meu nome é Marcia e, como filha do pianista Waldir Calmon, tive o desafio de escrever imparcialmente sobre sua vida profissional. A maior dificuldade foi separar o pai e amigo do artista. Foram meses de dúvidas e textos rasgados, mas as palavras começaram a fluir à medida que eu ia tomando consciência da contribuição de Waldir Calmon para a MPB. Nos dezoito anos de nosso intenso convívio, não consegui enxergar apenas o pianista

Waldir Calmon foi um pianista de grande sucesso no Brasil nos anos 50 e 60 e criou um estilo imitado por vários músicos. Seu trabalho em estúdio foi marcado, basicamente, pela música instrumental, atingindo altíssimos níveis de vendagem em solo brasileiro. Marcou época na MPB e seu nome ainda é lembrança viva na memória de seus admiradores.

Esse site contém:
Home, Sobre, Biografia (dividida em três períodos, Centenário, Troféus e Prêmios e Críticas), Discografia (Séries, LPs Avulsos e CDs), Sons (três páginas de amostras de áudio e sets, uma entrevista que dei ao jornalista Hugo Kochenborger da Rosa sobre meu pai e a declamação do poema Vou-me Embora Pro Passado, de Jessier Quirino, em que cita Waldir Calmon), Imagens (Fotos e Vídeos) e Fale Conosco. Em Sons>Músicas 1, coloquei um interessante registro doméstico de seu piano, tocando para a família o clássico Noturno em Mi bemol, Opus 9, n°2, de Chopin. Também podemos ouvir, em Fale Conosco ou na aba Imagens>Vídeos, a inédita Feita para Dançar (Marcia Calmon - Tranka Oliveira) - e você pode baixá-la na GooglePlay ou na CD Baby. Em 2019, coloquei mais uma aba: Biografia>Centenário, a fim de comemorar o centenário de Waldir Calmon! Em formato "blog", irei colocando as homenagens que estamos planejando e também algumas curiosidades sobre sua carreira!

No topo de quase todas as páginas, coloquei players com gravações originais para quem quiser matar a saudade ou conhecer melhor o trabalho de meu pai. Aqui, podemos ouvir Cumaná (
H. Spina, B. Allen e R. Hillman) que foi, durante anos, o prefixo do programa de Waldir Calmon, Ritmos S. Simon, na TV Tupi e posteriormente na TV Rio. Esta gravação está no CD O Lounge Brasileiro, do selo EMI.

Se você tiver algum material interessante sobre Waldir Calmon, comunique-se conosco. Será um prazer!
E, se você quiser ler a respeito de outros artistas que enriqueceram nossa música popular, visite o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Um grande abraço.
        Marcia Calmon 

Dicionário Ricardo Cravo Albin de Música Popular Brasileira