Waldir Calmon

Sobre

Cumaná  
Marcia Calmon em foto de Humberto Pires e, no player, Cumaná (H. Spina, B. Allen - R. Hillman)

Meu nome é Marcia e, como filha do pianista Waldir Calmon, tive o desafio de escrever imparcialmente sobre sua vida profissional. A maior dificuldade foi separar o pai e amigo do artista. Foram meses de dúvidas e textos rasgados, mas as palavras começaram a fluir à medida que eu ia tomando consciência da contribuição de Waldir Calmon para a MPB. Nos dezoito anos de nosso intenso convívio, não consegui enxergar apenas o pianista

Waldir Calmon foi um pianista de grande sucesso nos anos 50 e criou um estilo imitado por vários músicos. Seu trabalho em estúdio foi marcado, basicamente, pela música instrumental, atingindo altíssimos níveis de vendagem em solo brasileiro. Marcou época na MPB e hoje, mais de uma década após sua morte, o nome do pianista ainda é lembrança viva na memória de seus admiradores.

Esse site contém:
Home, Sobre, Biografia (dividida em três partes), Troféus e Prêmios, Críticas, Discografia (Séries e LPs Avulsos), CDs (póstumos), Músicas (amostras de áudio de gravações de Waldir Calmon e sets dançantes), Fotos, Vídeos, Fale Conosco, uma entrevista que dei ao jornalista Hugo Kochenborger da Rosa sobre meu pai e a declamação do poema Vou-me Embora Pro Passado, de Jessier Quirino, em que cita Waldir Calmon. Em Músicas,  coloquei um interessante registro doméstico de seu piano, tocando para a família a música Noturno em Eb, de Chopin. Também podemos ouvir, em Fale Conosco, Sempre em teu Coração (Gonzaguinha).

No topo de quase todas as páginas, coloquei players com gravações originais para quem quiser matar a saudade ou conhecer melhor o trabalho de meu pai. Aqui, podemos ouvir Cumaná (
H. Spina, B. Allen e R. Hillman) que foi, durante anos, o prefixo do programa de Waldir Calmon, Ritmos S. Simon, na TV Tupi e posteriormente na TV Rio. Esta gravação está no CD O Lounge Brasileiro, do selo EMI. E se você tiver algum material interessante sobre Waldir Calmon, comunique-se conosco. Será um prazer! Um grande abraço.
        Marcia Calmon